segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Joaquim Manuel Magalhães

Aqui fica a resposta a uma pergunta feita ao poeta numa entrevista, sobre a reunião de oito livros no volume CONSEQUÊNCIA DO LUGAR.

Resposta - O resto não prestava. Há poetas que em novos sabem escrever, outros andam a ferver por dentro, mas têm de apagar o fogo para aprender a escrever melhor. Eu pertenço a estes segundos - como Kavafis, que foi mais radical ainda: rasgou mesmo tudo. Só que tinha tido a sorte de não ter publicado. Não me quero comparar com semelhantes magnitudes, mas Yeats fez o mesmo, Auden também. Uma das minhas grandes raivas contra o João Miguel, que desde os 17 anos me acompanha na actividade da escrita, é que não me ralhava, não me dizia: corta isso , que é uma merda. Achava que não tinha de me ferir. E eu na altura tinha precisado de alguém que me dissesse para deitar aquelas tretas fora. Não tive a sorte de encontrar o meu Pound...

Sem comentários: