segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO

Poema de WALT WHITMAM

Por Caminhos Não Percorridos

Por caminhos não percorridos,
Pela vegetação das margens das lagunas,
Fugindo da ostensiva vida,
De todas as normas já promulgadas, dos prazeres, benefícios, convenções
Tudo isso com que, demasiado tempo, alimentei a minha alma,
Convencido enfim de que as normas ainda promulgadas, convencido de que a minha alma,
De que a alma do homem por quem falo descobre a alegria nos companheiros,
Aqui, a sós, longe do tumulto do mundo,
Em harmonia com as aromáticas línguas que me falam,
Sem envergonhar-me mais (pois neste lugar distante, como em nenhum outro posso
abandonar-me
Entregue à vida que não se revela ainda que tudo contenha
Decido-me hoje a cantar apenas os cantos de viril afecto,
Projectando-os ao longo da plena vida,
Legando, desde já, as formas de másculo amor,
Pela tarde deste delicioso Setembro dos meus quarenta e um anos,
Dirijo-me a todos os homens que são ou foram jovens,
Conto-lhes o segredo das minhas noites e dos meus dias,
Celebro a necessidade de companheiros.

Sem comentários: