sábado, 4 de outubro de 2008

«Importa-se que não fume?»

Groucho Marx
Post dedicado ao blog CAMEL & COCA COLA

CIGARROS CAMEL

Fragmento do livro O Prazer de Fumar Cigarros de JAMES FITZGERALD

(...)

Mais de metade da turma, mas sobretudo a maioria dos meus amigos, tinha tomado a decisão de fumar e ia para o monte. Os reis do monte ou tinham conseguido ser admitidos muito cedo ou não estavam a pensar na faculdade, personagens pretas e brancas que fumavam, todas, Camel. Eu queria entrar naquele grupo de rebeldes. Comecei a cravar cigarros e a andar com eles a cantar canções de Bob Dylan ( que tinha aparecido na capa da revista Life com uma camisa de trabalho estilo Woody Guthrie a fumar um Camel ) e a praguejar em silêncio contra aquele curioso processo por que estávamos a passar - crescer. Nessa altura, o tempo passou depressa . Ia para a faculdade. Após três dias de adaptação, assinatura de documentos e escolha do programa, (...) fui para o edifício da associação de estudantes e comprei o meu primeiro pacote de cigarros. Tinha chegado. Era oficial. Na faculdade, os cigarros adaptavam-se a qualquer situação e a qualquer pessoa com quem se estivesse. Fumava cigarros sem filtro quando tinha de ficar a pé toda a noite, cigarros com filtro na aula do professor liberal de Filosofia, que nos deixava fumar ao mesmo tempo que ele fumava e nos ensinava os meandros do pensamento Kierkegaardiano. Os de mentol eram para o dia seguinte e para gargantas inflamadas; havia Marlboro nas máquinas de cigarros dos bares (...) Todos cravávamos cigarros uns aos outros e passávamos alegremente o tempo de faculdade a fumar. (...) Tinha um isqueiro há dois anos que conseguira não perder e fixara-me numa marca específica; até era conhecido pela minha marca. A opção foi pelos Camel: era exótico, duro (adoro a cor amarela) e a minha mãe fumava-os - uma vez disse-me que eles provocavam sempre a mesma reacção: « Ah, fuma Camel?» As pessoas conheciam-me e identificavam-me com aqueles Camel, ainda que eu experimentasse outras marcas...


SABIA?

Um anúncio na revista Life, em 1915, oferecia o serviço personalizado de marcar cada cigarro com o monograma da pessoa se se encomeendassem quinhentos cigarros ou mais.

«CAFÉ E FUMAR SÃO OS ÚLTIMOS GRANDES VÍCIOS»

Lara Flynn Boyle

E AGORA O OUTRO LADO DO TABACO

«Acreditar que fazemos alguma coisa quando não fazemos nada é a primeira ilusão do tabaco.»
Ralph Waldo Emerson
«Não me importava de ver morrer a ópera. Desde rapaz que considerava a ópera um pesado anacronismo, quase o equivalente a fumar.»
Frank Lloyd Wright
«É fácil deixar de fumar. Já o fiz centenas de vezes.»
Mark Twain


















ANDY WAHROL ???
JOE CAMEL


Os cigarros CAMEL são uma marca associada ao masculino.
Homem galã, elegante, sedutor e aventureiro .
O jovem Joe Camel representa a atitude da aventura . Marca fundada em 1913 e que ainda hoje assume o ícone de um estilo.

CAMEL