domingo, 4 de outubro de 2009

Regressei de Lisboa, depois de uns dias fantásticos, e achei lindo a montra desta livraria. O respeito pelos livros de "culto" da editora & etc de Vitor Silva Tavares.
Situa-se no percurso "intelectual" da cidade - Rua da Misericórdia (onde viveu Luiza Neto Jorge), Rua do Combro (Livraria Letra Livre), Rua do Século, Rua Garrett ( com o famoso café A Brasileira e a escultura de Fernando Pessoa), Rua da Emenda (onde existe a editora &etc), Rua Anchieta ( aos Sábados banca de livros de várias editoras e livrarias), Praça de Camões, Rua da Trindade ( na esquina a Cotovia), Chiado etc.
Consegui adquirir um livro de 2000, de Unica Zurn, o famoso "O Homem Jasmim", publicado pela editora & etc . Unica Zurn viveu durante 15 anos com Hans Bellmer, e foi a sua grande inspiração na fase das bonecas amputadas e fragmentadas. Assim como para Unica Zurn, o contacto com Bellmer despoletou todo um mundo criativo de anagramas obsessivos e de histórias autobiográficas. Este relacionamento terminou com o suicídio de Unica Zurn. Atirou-se de uma janela do atelier de Bellmer, depois de vários internamentos e de fugas do real.


1 comentário:

[A] disse...

(cruzei-me com a Unica Zurn aquando da minha série de postagens La Pouppée, mas pouco fiquei a saber sobre ela...um nome a descobrir)