domingo, 9 de janeiro de 2011

3 registos diferentes a propósito do meu trabalho plástico

3 Olhares sobre a exposição
BROKEN HEARTS BLOODY HEARTS
(Galeria JOÃO PEDRO RODRIGUES)
João Borges ( texto para o catálogo de Graça Martins - 29 de Outubro de 2010)

Valter Hugo Mãe ( JL de 17 de Novembro de 2010)

Isabel de Sá ( Revista Bombart - nº11 Novembro/Dezembro de 2010)

Palavras de João Borges

Estamos perante um universo de desencontros, nos vários sentidos que esta palavra pode ter. Desencontros com as convenções sociais, o desencontro com o consciente que representa o sono, o desencontro entre pessoas e o desencontro próprio, da vida quando interceptada pela morte, em verdadeiras situações limite. E o que une estes desencontros, senão aquilo que temos dentro de nós: afectos, sentimentos, ideias, defesas? É este um dos pontos mais interessantes da pintura de Graça Martins: numa pose quase psicanalítica, ela mostra-nos como o que está dentro de nós pode salvar-nos ou destruir-nos, e não há nada mais violento. (...)

Palavras de Valter Hugo Mãe

Os quadros da Graça Martins sugerem-nos, por vezes, a ilusão da efemeridade por serem tão assentes no desenho e na sua filigrana por aludirem à fragilidade, à vulnerabilidade, à necessidade de cuidar ou de amar alguém. Expõe duas séries, uma com alguns anos, em que protagoniza um menino muito novo, e outra mais recente, em que protagoniza um jovem. De comum, mantém o lado floral e vulnerável, de distinto, o dramatismo acentuando-se no jovem, que pode mesmo ser visto, na tela My killer my lover, assassinado e ensanguentado Se o amor é o grande predador, ou se somos nós próprios o nosso grande predador por enfraquecermos às mãos de alguém, será tópico que a Graça Martins explora, magoando pela junção muito impressiva da tragédia do belo. A beleza encantatória das suas imagens é ferida pela eminência da lâmina, pelo borrão do sangue, pela cal da pele no corpo já desabitado. O que mais me fascina no excelente trabalho da Graça Martins é o modo como nos deslumbra com aquilo que, afinal, é assustador. Assusta-nos mais ainda por ser hábil a fazê-lo com o isco da beleza, como se não fôssemos capazes de deixar de nos apaixonarmos, pelas suas figuras, pela cor, pela precisão obstinada do traço do pincel. (...)

Palavras de Isabel de Sá

A obra de Graça Martins é perfeccionista, rigorosa até ao limite, exalta a beleza, a sensualidade e a paixão tal como o drama - mas sempre com elegância e requinte. Há uma poética pairando sobre os rostos, o corpo e todos os elementos usados no seu vocabulário pessoal.(...)

"MUTILA-SE O OBJECTO DE DESEJO OU A FONTE DO PECADO..."

Lacan ????

Palavras de LAURO ANTÓNIO

As palavras mais sensíveis que li nestes dias a propósito da morte do jornalista Carlos Castro e da tragédia que envolve essa morte.