terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ANISH KAPOOR - Instalação







Nada acontece às pessoas de génio que elas não precisem.

Agustina Bessa -Luís

AS CEM LIÇÕES - CENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

As Cem Lições, integradas na celebração do Centenário, serão dadas por cem antigos alunos da Universidade de Lisboa. O tópico da lição é de livre escolha de quem a profere. É talvez natural que a experiência universitária e o seu prolongamento, eufórico ou menos eufórico, na vida desses antigos alunos possam ser objecto das suas lições. É igualmente natural que as actividades profissionais ou áreas disciplinares a que, com reconhecido brilho, se dedicaram nas suas vidas, nelas sejam objecto de análise.
Sala de conferências Reitoria da Universidade de Lisboa
18h – 20h
PROGRAMAÇÃO
Lição 18 - Ter. 8 Fevereiro
Nuno Júdice - Tema: Reler Camões
Poeta e professor universitário. N. Mexilhoeira Grande, 1949. Antigo aluno de Filologia Românica na F. Letras da UL. Autor de vários livros de poesia, iniciados por A Noção do Poema (1972), romances e diversos ensaios e estudos. Professor Associado na FCSH da UNL.
Lição 19 - Ter. 8 Fevereiro
Lauro António - Tema: Vamos falar de Cinema
Cineasta. N. Lisboa, 1942. Antigo aluno de História da F. Letras da UL. Dedicou-se à crítica cinematográfica, mantendo o programa televisivo “Lauro António apresenta”. Realizador e documentarista, a sua obra mais conhecida é “Manhã Submersa” (1980).
Lição 20 - Qua. 9 Fevereiro
Guilherme Oliveira Martins - Tema: Cultura de responsabilidade - prestar contas e agir criativamente
Jurista. N. Lisboa, 1952. Presidente da recém constituída Associação de Antigos Alunos da UL, onde cursou Direito. Foi deputado e ministro. Actualmente é Presidente do Tribunal de Contas.
Lição 21 - Qua. 9 Fevereiro
Vasco Graça Moura - Tema: Sôbolos rios que vão: algumas recapitulações
Poeta e ensaísta. N. Foz do Douro, 1942. Antigo aluno da F. de Direito da UL. Obra inclui poesia, ensaio, romance e tradução de clássicos. Foi deputado (AR e PE) e membro do governo. Exerceu cargos de direcção em empresas públicas (INCM) e comissões oficiais (CNC Descobrimentos Portugueses, "Expo'92" de Sevilha).
Lição 22 - Qui. 10 Fevereiro
Carlos Matos Ferreira - Tema: A FCUL, o IST e a Física dos Plasmas: os acasos de uma vida
Professor universitário. N. Lisboa, 1948. Fez os preparatórios na Faculdade de Ciências da UL, licenciando-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico. Trabalha na área da Física de Plasmas. Foi presidente do IST entre 2001 e 2009.
Lição 23 - Qui. 10 Fevereiro
António-Pedro Vasconcelos - Tema: A importância da TV no mundo de hoje
Cineasta. N. 1939, Leiria. Antigo aluno da F. Direito da UL. Co-fundador do Centro Português de Cinema (C.P.C.), que produziu “Perdido por Cem...” (1972), a sua primeira longa metragem. Realizou, entre outros, "O Lugar do Morto" (1984), "Jaime" (1999) e, mais recentemente, "Os Imortais" (2003), "Call Girl" (2007) e "A Bela e o Paparazzo" (2010).
Lição 24 – Sex. 11 Fevereiro
Carlos Caldas - Tema: Da Universidade de Lisboa a Universidade de Cambridge: uma jornada a fazer perguntas
Investigador em Genómica Funcional do Cancro. N. Oliveira de Frades, 1960. Antigo aluno da F. Medicina da UL. Dirige unidades de oncologia clínica em Cambrige, na Universidade e no Cancer Research Institute.
postagem de Lauro António no seu blogue: