sábado, 14 de maio de 2011

HANGED MAN



HANGED MAN



A CARTA DO TAROT - O ENFORCADO


Sempre me intrigou esta carta HANGED MAN. E agora, fiz uma investigação sobre o assunto e achei fascinante o significado. É uma situação emocional que me interessa desenvolver no próximo trabalho em curso na minha pintura A FINE DAY TO EXIT - HANGED MAN


O SIGNIFICADO DA CARTA
Um homem jovem, suspenso por um pé numa árvore em forma de T. A estrutura também poderá ser uma espécie de patíbulo, sugerindo um aviso. Os pés do homem estão amarrados com uma corda grossa e ele tem as mãos atadas nas costas. Os seus braços dobrados atrás das costas, formam, junto com a cabeça, um triângulo com o vértice voltado para cima; enquanto a sua perna direita cruzada atrás da perna esquerda, forma um triângulo com o vértice voltado para baixo. Ele está assim a olhar o céu, e parece existir numa condição antinatural, e que é contrária ao mundo.. Os seus olhos estão abertos e ele está plenamente consciente e ciente daquilo que o rodeia. No Enforcado vemos o momento de suspensão no qual a verdade e a compreensão são reveladas. O manto do segredo é removido. O eu interior é exposto. Embora o homem ainda esteja acorrentado à terra, ele já alcançou, a seu modo, uma certa medida de alívio através da suspensão e da transição da sua vida. O jovem oscila entre os momentos de decisão. Os eventos do passado são relembrados na calma presente, antes dos redemoinhos do futuro, que estão à espera logo à frente. No momento, a salvação está no arrependimento.Os opostos estão equilibrados no seu ser, e apesar da sua posição aparentemente desconfortável, ele está num estado de paz e serenidade, que se manifesta no halo em volta da sua cabeça.

SIGNIFICADO DIVINATÓRIO
Vida em suspensão. Transição. Mudança.(reversão da mente e da maneira de viver. Num sentido passivo, a apatia e a inércia. Tédio. Abandono. Renúncia. As mudanças das forças da vida. Período de trégua entre acontecimentos significativos. Sacrifício. Arrependimento. Reajustamento. Terão que ser feitos esforços para que a pessoa possa rumar para um objetivo, que mesmo assim talvez não seja alcançado. Regeneração. Melhoria. Renascimento. Aproximação de novas forças de vida. Essa é a hora de a pessoa se condicionar para enfrentar novas experiências. Rendição. Falta de progresso. Uma pausa na vida. Fatores externos têm forte influência. Talvez se sacrifique demais e os seus sacrifícios não sejam apreciados.

CARTA DE TAROT - O ENFORCADO