quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Cinema de Lars Von Trier


O CINEMA de Lars von Trier é para mim comparável à ARTE CONTEMPORÂNEA. As imagens reveladas nos filmes de Lar Von Trier são PSICANALÍTICAS, METAFÓRICAS e assemelham-se a universos de Cindy Sherman, Sarah Lucas, Marina Abramovic, Anselm Kiefer e muitos outros artistas contemporâneos. Tentar compreender ou interpretar o cinema de Lars Von Trier dentro de parâmetros normais, formatados, com uma história de princípio, meio e fim é pura perda de tempo e NÃO COMPREENDER NADA!! O CINEMA de Lars Von Trier assim como a ARTE CONTEMPORÂNEA não pretende ser entendida pelo Quim das Iscas, nem pela Dona de Casa. Não se encontra na Cultura de Massas. É ELITISTA como TODA a ARTE CONTEMPORÂNEA. E ainda bem!! Choca, incomoda, perturba, desintegra. Assim como na ARTE o cinema de Lars Von Trier revela O AVESSO do SER HUMANO atravessado pelas contradições, perturbações, compulsões, psicoses, medos, fobias, perversões, necessidade de amar e ser amado, ódios, repulsas, ciúmes e todo o LIXO que existe dentro do ser humano, mascarado para SEDUZIR e MANIPULAR! Os filmes de Lars Von Trier são atravessados pelo tema da morte, da perenidade do ser humano, das relações conturbadas. No filme Melancholia, nunca a expressão da BELEZA foi tão perturbadora e MORTAL! O planeta, a vida, está tudo CONTAMINADO.
Não esquecer o passado e cineastas como Visconti, Bergman, Fassbinder, Tarkovsky, e David Lynch. Todos eles têm, tiveram, as mesmas preocupações. Por isso todos estes cineastas estão do lado da ARTE. O tema é sempre o mesmo, a expressão artística é do universo de cada um! Eros e Thanatos. Sempre.

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