segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O beijo da amizade na Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues


O beijo da amizade na Fábrica Social

http://www.porto.pt/noticias/o-beijo-da-amizade-na-fabrica-social
O beijo da amizade na Fábrica Social
13-12-2015
Um beijo de Rui Moreira a José Rodrigues selou ontem a inauguração da exposição "Retrato de uma amizade", patente na Fábrica Social - Fundação José Rodrigues, e que se centra na amizade daquele artista com a do escritor Eugénio de Andrade. A curadoria é de Maria Bochicchio e Graça Martins
 
Presente na inauguração, Rui Moreira salientou a importância da exposição e da Fundação, lembrando que "José Rodrigues interpretou muito cedo o que haveria de ser culturalmente a cidade", aludindo a episódios como aquele em que "pendurou um Alfa Romeo na fachada do Rivoli". O presidente da Câmara revelou ainda que "além dos familiares diretos, como o meu pai, o José Rodrigues é o homem que sempre cumprimentei com um beijo".
 
Esta exposição, coproduzida pela Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues e pela Câmara do Porto, tenta desenhar os traços de uma amizade pensada na pluralidade de pessoas, factos poéticos, lugares de intimidade, vida transfigurada em arte, prestando, deste modo, homenagem ao poeta Eugénio de Andrade, por ocasião do décimo aniversário da sua morte.
 
A mostra apresenta, pela primeira vez, o acervo artístico e literário de Eugénio de Andrade, incluindo poemas inéditos da coleção de Dario Gonçalves, correspondência da proveniência mais diversa, destacando-se a coleção de postais, euforicamente desenhados por José Rodrigues.

A exposição exibe, também, objetos do quotidiano de Eugénio de Andrade que pretende dotar o poeta de alguma biografia visível, embora no resultado cada objeto lhe conferira uma identidade entre biografia e mito.

+Info: Eugénio de Andrade - José Rodrigues, Retrato de uma Amizade
De 12 de dez a 27 de fev de 2016
Rua da Fábrica social, Porto
Entrada livre
Horário:
Segunda a Sexta - das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas
Sábado - das 14 às 18 horas