sábado, 8 de novembro de 2008

Foto de ANNIE LEIBOVITZ por SUSAN SONTAG


Foto de SUSAN SONTAG por ANNIE LEIBOVITZ


A Photographer's Life 1990-2005

ANNIE LEIBOVITZ


A Photographer's Life

O livro de Annie Leibovitz não é só o trabalho fabuloso de uma fotógrafa. É, também, o percurso de uma vida e o retrato do amor. Momentos brilhantes e dramáticos de extrema cumplicidade com a escritora Susan Sontag: escritos, viagens,o estúdio, o rosto de uma e de outra, a família. O tempo que passa, durante cerca de 15 anos em comum, a doença e a morte de Sontag.
"Sempre que se fotografa algo, aprende-se alguma coisa"

Annie Leibovitz






FOTOS DE FAMOSOS PELA FAMOSA ANNIE LEIBOVITZ

Catherine Deneuve keith Haring

Brad Pitt LeonardoDicaprio

Jonh Mayer Angelina Jolie






ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ENAMORAMENTO

Palavras de FRANCESCO ALBERONI

FACTORES EXTERNOS

No enamoramento tomamos nas nossas próprias mãos o nosso destino de indivíduos. Libertamo-nos dos condicionamentos da família, do ambiente social. Procuramos um caminho nosso. Mas às vezes estas forças sociais censuram-nos, forçam-nos a regressar àquilo que nós éramos. Então o amor desaparece.

ENFRAQUECER O OUTRO

O enamoramento baseia-se na igualdade e na valorização recíproca. Se um deles procura fazer baixar o outro, mata o amor. No enamoramento nenhum dos dois deve deixar que o outro lhe ponha os pés em cima, o domine, o oprima, porque o enamoramento é igualdade e liberdade, e se eu não reivindicar a minha dignidade e o meu valor, se não defender a minha personalidade, não só me atraiçoo a mim mesmo como também atraiçoo o outro, que me escolheu por aquilo que sou.

PAIXÃO VEM DE PADECER, SOFRER.

O amor-paixão é como uma loucura, como uma doença da qual nos defendemos. Por isso, a tradição imaginou que talvez dependesse de um filtro. Ludovico Ariosto, em Orlando Furioso, diz que na floresta de Ardenna existem duas fontes: uma do amor e outra do ódio. Se alguém beber da fonte do amor enamorar-se-á da primeira pessoa que encontrar. Orlando bebe da fonte do amor e enamora-se de Angélica.
Também no mito de Tristão e Isolda o enamoramento é devido a um filtro de amor.
Francesco Alberoni, AMO-TE



DESEJO DE BELEZA PARA SI E PARA O OUTRO

O EROTISMO NO ENAMORAMENTO

No enamoramento, o nosso erotismo, a nossa sexualidade, tornam-se paroxísticos, extraordinários. O corpo da pessoa amada parece-nos divino, sagrado e só nos queremos unir a ele num só. Os enamorados podem viver dias e dias abraçados, a fazer amor. E o seu desejo, mal acaba de ser satisfeito, torna-se mais forte do que antes. Nós estamos habituados a pensar no desejo como na comida, no beber, no dormir, nos quais o desejo, uma vez satisfeito, se acalma, desaparece. Toda a psicanálise concebe o desejo como uma tensão que se descarrega. Pelo contrário, no estado nascente amoroso nós queremos amar mais, desejamos desejar mais. A felicidade não é procurada na descarga da tensão, mas sim no seu aumento, no seu perene acréscimo*.
Por vezes, o enamoramento começa como obsessivo, irresistível desejo sexual. E só depois se revela como paixão amorosa.
Francesco Alberoni, AMO-TE
*Uma preciosa descrição do erotismo amoroso de Sasha Weitman. Caracteriza-se por: agrado,natureza, jocosidade, generosidade, prazer de dar, desejo de beleza para si e para o outro.