Prémio Nobel da Literatura em 2005
Nasceu a 10 de Outubro de 1930 em Londres, terminou a sua passagem em 24 de Dezembro de 2008. Foi actor, director, poeta, guionista e um dos maiores dramaturgos do Séc.XX. Destacou-se como activista político britânico bastante incómodo.
Foi um dos grandes representantes do teatro do absurdo, junto com Samuel Beckett e Eugéne Ionesco. Em 2005 recebeu o prémio Nobel da Literatura e o prémio Companion of Honour da Rainha de Inglaterra, pelos serviços prestados à literatura.
Nasceu a 10 de Outubro de 1930 em Londres, terminou a sua passagem em 24 de Dezembro de 2008. Foi actor, director, poeta, guionista e um dos maiores dramaturgos do Séc.XX. Destacou-se como activista político britânico bastante incómodo.
Foi um dos grandes representantes do teatro do absurdo, junto com Samuel Beckett e Eugéne Ionesco. Em 2005 recebeu o prémio Nobel da Literatura e o prémio Companion of Honour da Rainha de Inglaterra, pelos serviços prestados à literatura.
Harold Pinter faleceu na véspera do dia de Natal, contava 78 anos. A primeira peça de Pinter, The Room, surgiu em 1957. Se há linha de continuidade e coerência numa obra que viria a repartir-se pelo teatro (29 peças), cinema (26 argumentos), poesia, ensaio, televisão e rádio, talvez a possamos definir através de uma paradoxal insuficiência da palavra: as personagens das suas peças mais famosas — The Birthday Party (1957), The Caretaker (1959), The Homecoming (1964), No Man's Land (1975), Betrayal (1978), One for the Road (1984) ou Moonlight (1993) — vivem quase sempre nesse espaço intermédio (de facto, uma terra-de-ninguém) em que a comunicação favorece um sistema de trocas que, por trágica ironia, amplia a solidão de cada um. De algum modo, a sua ligação ao cinema, com argumentos originais, adaptados ou baseados em peças de sua autoria, reflecte a mesma dinâmica temática e criativa. A sua ligação ao negrume crítico da obra de Joseph Losey (1909-1984) foi particularmente marcante, tendo-se saldado por três títulos — O Criado (1963), Acidente (1967) e O Mensageiro (1970) —, de alguma maneira unidos pela contemplação dos restos do romantismo clássico. O mesmo se poderá dizer, aliás, da sua adaptação do romance de John Fowles, A Amante do Tenente Francês, filmada em 1981 por Karel Reisz, com Meryl Streep e Jeremy Irons nos principais papéis.