«Havia nela como que uma falha,que provinha da exaustão e da deficiência alimentar, dando-lhe um ar furtivo de gazela, que fez cair as apresentações. (...)
Jonh Everett Millais comprendeu a origem do fascínio de Miss Sid. Tinha um corpo selado na tragédia, um apetite sacrificial. "Hei-de pintar esta mulher", pensou. Imaginava-a num cenário de narcisos. Não sabia que estava a vê-la morta.»
Hélia Correia
ADOECER, Relógio D'Água Editores, Lisboa, 2010
Jonh Everett Millais comprendeu a origem do fascínio de Miss Sid. Tinha um corpo selado na tragédia, um apetite sacrificial. "Hei-de pintar esta mulher", pensou. Imaginava-a num cenário de narcisos. Não sabia que estava a vê-la morta.»
Hélia Correia
ADOECER, Relógio D'Água Editores, Lisboa, 2010
2 comentários:
Uma análise muito interessante da Hélia. Realmente esta fase da história da arte tem muito a dizer...
Sim, mas agora! No olhar e na investigação exaustiva da Hélia Correia. A aprendizagem da arte numa faculdade de Belas Artes NUNCA FOI ATRAVESSADA por um olhar tão fundo e psicológico. Perda para os alunos...Com duas ou três décadas de diferença e não haverá grandes mudanças...Só alunos especiais vão ao pormenor da compreensão de um quadro que se revela, porque houve uma vivência única entre artistas e modelos!!!
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