sexta-feira, 6 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
POEMA DE MANUEL DE FREITAS
NEXT TO NOTHING
Não acordei com o teu corpo,
mas com um verso
que me parece agora
o mais triste do mundo:
Le tuve tan cerca.
Foi verdade, foi tão depressa
mentira - acabarmos juntos
no último bar. Ou apertar-te
em plena desrazão os ombros,
o pescoço baixo,
a cor indecisa dos cabelos.
Enquanto se partem tão
tristes os tristes copos
que nessa noite derrubei - e eras tu.
Não sei o que te disse, que
outras partes de quem foste
toquei ou perdi. De qualquer modo,
perdi. E foi, só podia ser,
demasiado triste: dois corpos
que ninguém via desciam a rua
da Misericórdia, já perto da manhã.
Aquela nenhuma distância
não pôde ser um beijo. Apenas derrota,
ressaca, mais uma canção sem nós.
Tu não sabes - e ainda bem - que
este homem te desejou todas as noites,
até que fechasse o bar. Este homem
que não deseja e que tem,
infelizmente, um nome igual ao meu.
Da próxima vez, quero estar menos
bêbedo, saber se apanhámos
ou não o mesmo táxi. Mas
«da próxima vez» nunca existirá.
Walkmen de José Miguel Silva e Manuel de Freitas, foi composto e paginado por Olímpio Ferreira, edição & etc, Dezembro de 2007
Não acordei com o teu corpo,
mas com um verso
que me parece agora
o mais triste do mundo:
Le tuve tan cerca.
Foi verdade, foi tão depressa
mentira - acabarmos juntos
no último bar. Ou apertar-te
em plena desrazão os ombros,
o pescoço baixo,
a cor indecisa dos cabelos.
Enquanto se partem tão
tristes os tristes copos
que nessa noite derrubei - e eras tu.
Não sei o que te disse, que
outras partes de quem foste
toquei ou perdi. De qualquer modo,
perdi. E foi, só podia ser,
demasiado triste: dois corpos
que ninguém via desciam a rua
da Misericórdia, já perto da manhã.
Aquela nenhuma distância
não pôde ser um beijo. Apenas derrota,
ressaca, mais uma canção sem nós.
Tu não sabes - e ainda bem - que
este homem te desejou todas as noites,
até que fechasse o bar. Este homem
que não deseja e que tem,
infelizmente, um nome igual ao meu.
Da próxima vez, quero estar menos
bêbedo, saber se apanhámos
ou não o mesmo táxi. Mas
«da próxima vez» nunca existirá.
Walkmen de José Miguel Silva e Manuel de Freitas, foi composto e paginado por Olímpio Ferreira, edição & etc, Dezembro de 2007
GALERIA GRAÇA BRANDÃO - LISBOA
Visita à GALERIA GRAÇA BRANDÃO e à exposição de EDGAR MARTINS
A Ordem de Convergência de Duas Trajectórias de Sistemas Opostos


A Ordem de Convergência de Duas Trajectórias de Sistemas Opostos
As ruínas recordam-nos da materialidade muda do mundo, as coisas que em nada se importam dos nossos projectos fúteis, que em nenhum aspecto reconhecem a ordem que as nossas arquitecturas tentam impor no mundo. Na sua esmagadora maioria, elas são um dos constantes cenários da história, a partir dos quais muitos significados e representações emergiram. (...)
No entanto, é precisamente a ausência da figura humana que, nesta série, acentua uma paisagem profundamente humana, o humano como um princípio que se tivesse ausentado e que deixa um silêncio visual. (...)
Citando Ranciére mais uma vez:"o real", escreve ele, "tem de ser ficcionalizado para que possa ser pensado".
(...)
fragmento do texto que acompanha o catálogo da exposição de Edgar Martins por Peter d. Osborne.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
JUKEBOX - 4 POEMAS DE MANUEL DE FREITAS
JOY DIVISION
Arrastávamos por adegas e cocheiras
um tremor de ganza e de
mau vinho, um destino sem razão.
E julgávamo-nos urbanos,
suburbanos- como se a dor tivesse
tempo a perder com geografias
ou nos pudessem valer esses corações
de plástico, colados a t-shirts pretas.
«Here are the young men»,
agora que se tornou inútil
contar de novo a ninguém
aquele sorriso enforcado
que durará até ao fim do mundo.
NICK CAVE & THE BAD SEEDS, 2001
Agora que Nick Cave já passou
dos quarenta ( e a nós, Rui,
pouco nos falta) nem vale a pena
reparar na dança irrequieta do violino
ou dos actorzinhos de merda
que vieram substituir os punks,
os skins, outras modas igualmente tristes.
Vinte anos depois - como tu gostas
de sublinhar -, não sabemos já o que fazer
à morte, a este inútil sobejo de vida que
deixámos de mostrar aos porteiros da noite
ou do inferno, coisas de que podemos
enfim sorrir. Mas as lágrimas, de
há vinte anos, talvez fossem preferíveis.
PINA BAUSCH, 2008
Muller,
Café Muller.
A morte sabe onde fica.
PORTISHEAD,1999
«Las rosas de papel son, en verdad,
demasiado encendidas para el pecho.»
JAIME GIL DE BIEDMA
«It could be sweet» - mas a verdade
é que nunca mais foi tão contundente
a bruma dos eléctricos no Loreto,
enquanto, pela primeira vez,
os meus braços já não queriam desistir.
Dançava até ao fim da noite nos últimos bares
e escrevia poemas sobre ti, invariavelmente:
rosas mal acesas neste peito de papel,
gestos que só o excesso e o desejo perdoavam.
Desconhecia ainda que vida, amor
ou morte são palavras insonoras,
coisas que não se dizem
mas inquinariam, tanto tempo depois,
os passos todos que não demos,
as manhãs que nos encontraram juntos.
Arrastávamos por adegas e cocheiras
um tremor de ganza e de
mau vinho, um destino sem razão.
E julgávamo-nos urbanos,
suburbanos- como se a dor tivesse
tempo a perder com geografias
ou nos pudessem valer esses corações
de plástico, colados a t-shirts pretas.
«Here are the young men»,
agora que se tornou inútil
contar de novo a ninguém
aquele sorriso enforcado
que durará até ao fim do mundo.
NICK CAVE & THE BAD SEEDS, 2001
Agora que Nick Cave já passou
dos quarenta ( e a nós, Rui,
pouco nos falta) nem vale a pena
reparar na dança irrequieta do violino
ou dos actorzinhos de merda
que vieram substituir os punks,
os skins, outras modas igualmente tristes.
Vinte anos depois - como tu gostas
de sublinhar -, não sabemos já o que fazer
à morte, a este inútil sobejo de vida que
deixámos de mostrar aos porteiros da noite
ou do inferno, coisas de que podemos
enfim sorrir. Mas as lágrimas, de
há vinte anos, talvez fossem preferíveis.
PINA BAUSCH, 2008
Muller,
Café Muller.
A morte sabe onde fica.
PORTISHEAD,1999
«Las rosas de papel son, en verdad,
demasiado encendidas para el pecho.»
JAIME GIL DE BIEDMA
«It could be sweet» - mas a verdade
é que nunca mais foi tão contundente
a bruma dos eléctricos no Loreto,
enquanto, pela primeira vez,
os meus braços já não queriam desistir.
Dançava até ao fim da noite nos últimos bares
e escrevia poemas sobre ti, invariavelmente:
rosas mal acesas neste peito de papel,
gestos que só o excesso e o desejo perdoavam.
Desconhecia ainda que vida, amor
ou morte são palavras insonoras,
coisas que não se dizem
mas inquinariam, tanto tempo depois,
os passos todos que não demos,
as manhãs que nos encontraram juntos.
JUKEBOX 2, de Manuel de Freitas, com uma fotografia de Inês Dias, foi composto por Paulo Araújo (Teatro de Vila Real) e impresso na Dom Texto, em Outubro de 2008, numa tiragem de 400 exemplares.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
AS CÉLEBRES MESAS DE ALLEN JONES
JEMIMA STEHLI - O AUTO-ELOGIO DO NU
A artista britânica Jemima Stehli é conhecida por batalhar contra as noções de narcisismo, usando o seu próprio corpo, nu, como arma de arremesso. Para isso , serve-se da câmara, transformando-se, ela própria, em sujeito e objecto da imagem. (...) É com estas ousadias performativas que Jemima pretende garantir uma osmose entre a escultura e a fotografia, sendo o seu corpo a base da matéria. Helmut Newton, Allen Jones e Larry Bell são algumas das influências da artista, havendo mesmo trabalhos seus que passam por aliar referências icónicas destes criadores. (...)
Texto de Daniel Faiões, Cultura e tendências urbanas
Trabalhos desta artista patentes na Galeria Lisboa 20 Arte Contemporânea, Rua Tenente Ferreira Durão, 18-B, LISBOA . Até 31 de Outubro. Das 14h./20h. Sáb. 12h./20h.





domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)